Para Cachinhos Dourados

setembro 12, 2012

Uma vez ouvi do pediatra da Rafaela: cuidar é fácil, difícil mesmo é educar. Mesmo que os afazeres diários com uma criança sejam uma tarefa cansativa, que requer organização e método, não há dúvidas que ensinar e educar (impondo limites) é o que realmente exige habilidade, inteligência e muita paciência dos adultos. Ontem, minha filha, antes do jantar, tentei te mostrar o quanto estavas sendo egoísta ao valorizar demais o que não conseguiste e deixar de lado tudo aquilo que a mamãe fez por ti desde o final de semana: foi um festival de amigas e brincadeiras, agendado e organizado pelas mães. Vendo isso, entre outras coisas, perdi a minha paciência contigo e fui incisiva, sem pena: não admito egoísmo e falta de consideração e blá blá blá – os vizinhos também ficaram sabendo disso! Como para me desarmar, disseste, cheia de lágrimas nos olhos: aiiiii, mamãe, eu queria me renascer. Me recuperei do susto e respondi: Rafaela, tu podes “nascer de ti” todos os dias, a cada vez que repensares e decidires fazer melhor. Sei que me saí bem com a resposta, mas no fundo, vi algo bonito que me encantou profundamente: a humildade, o reconhecimento, a tentativa de se despir de si – completa e dolorosamente, para recomeçar, a disposição para fazer melhor. Minha filha, quando nasceres de ti mesma, lembra-te de que não existe parto sem dor, como já poetizou Mario Quintana e como já vivenciou toda mãe. Mas a cada repensar, a cada mudança, virá à luz uma menina melhor.

2 Respostas to “Para Cachinhos Dourados”

  1. Ana said

    É isso.
    Difícil, mas possível.
    Tua Cachinhos Dourados tem sorte.

Deixe um comentário

