Por quem os sinos dobram.

setembro 14, 2012

Do jeito que as coisas andam, chego a pensar que o mundo é dos caras de pau. No trabalho, lugar propício para buscar um lugar ao sol, a gente vê de tudo. Pessoas que ultrapassam certas barreiras, inclusive do ridículo, acabam conseguindo o que desejam, seja um melhor posto, seja um benefício. Bueno, mas vim aqui falar do cara de pau mór: Paulo Coelho, que em recente entrevista afirmou: Sou o intelectual mais importante do Brasil. Dio! E o melhor foi a justificativa: Porque tenho alguma coisa a dizer. E para todo mundo, e não entre os intelectuais. Alguém que encontrou, além da pedra filosofal e do elixir da longa vida, a fórmula mágica para vender livros, usando a carência intelectual e afetiva de um público imenso de leitores, através da autoajuda, não é intelectual, muito menos o mais importante. E quando falo em autoajuda, estou me referindo a uma leitura rasa e com uma linguagem que impulsiona a solução fácil, o pensamento encurtado. Não custa lembrar que muita coisa boa poderia ser assim chamada. Para mim, O Velho e o Mar, romance de Hemingway – mostra um exemplo de luta, de perseverança e de superação de limites. Da mesma forma, as viagens de Amyr Klink. Outro trecho da entrevista de Paulo Coelho: Nunca digo que vou para o Brasil, porque senão todo mundo vai querer me encontrar ou pedir uma entrevista. Querido mago, te prometo que nem todo mundo. Mas isso de mago, deu uma reviravolta na minha cabeça e me fez voltar ao início, onde eu falava do trabalho, ou melhor, das pessoas no trabalho (talvez só os colegas entendam o gancho). É urgente que se eleve o nível, é urgente que se alargue o pensamento, nem que tenhamos que começar com o básico de ortografia e o mínimo de conteúdo. Precisamos repensar antes de rejeitarmos o chapéu de Administradores de Botequim.

Deixe um comentário

